(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo francês tentará repassar um milhão de euros para auxílio ao Charlie Hebdo

Medida ainda depende de uma mudança nos textos da norma. Um dia após o ataque terrorista, jornais franceses também oferecem apoio ao periódico e o mundo presta homenagens às vítimas


postado em 08/01/2015 18:34 / atualizado em 08/01/2015 19:11

Ministra da Cultura da França, Fleur Pellerin, planeja uma ação em que a Charlie Hebdo receba um milhão de euros, como parte de um auxílio à imprensa do governo(foto: Martin Bureau/AFP )
Ministra da Cultura da França, Fleur Pellerin, planeja uma ação em que a Charlie Hebdo receba um milhão de euros, como parte de um auxílio à imprensa do governo (foto: Martin Bureau/AFP )
A ministra da Cultura francês, Fleur Pellerin, anunciou que pretende liberar "em caráter emergencial" cerca de um milhão de euros para o periódico Charlie Hebdo, atacado por terroristas nessa quarta-feira.

Segundo a entrevista do ministro a um canal de televisão do país, a pasta já está em reuniões para analisar se é possível alterar o texto para que a revista possa se beneficiar de uma "ajuda estrutural", já que o Charli Hebdo não tem o direito, conforme as regras atuais para o auxílio à imprensa.

As diretorias de grandes veículos de comunicação franceses se reuniram, na tarde desta quinta-feira, com equipes da Charlie Hebdo para trabalhar maneiras de ajudar o periódico. Uma das ações decididas na reunião será o lançamento de uma campanha mundial para doações, programada para ser transmitida nesta sexta-feira.

De acordo com o jornal Libération, o direção do Charlie Hebdo aceitou um convite para utilizar um espaço na sua redação já a partir desta sexta-feira. O Libération também recebeu o Charlie Hebdo depois que a redação do humorístico foi atacada em 2011.

"Nós vamos dar a eles um andar inteiro do prédio e todos os meios necessários para que prooduzam a edição da próxima semana - e futuras edições -, enquanto for necessário", disse o Libération.

Apoio

Milhões de mensagens com homenagens e apoio têm sido registradas em todo o mundo. Nas redes sociais a palavra-chave #JeSuisCharlie foi compartilhada 3,5 milhões de vezes no Twitter e quase 650 mil vezes no Instagram.
Mercado de ações americano, Nasdaq, prestou homenagem ao periódico, na Times Square, em Nova York(foto: Twitter/Reprodução)
Mercado de ações americano, Nasdaq, prestou homenagem ao periódico, na Times Square, em Nova York (foto: Twitter/Reprodução)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)