Jornal Estado de Minas

Papa diz que há muito trabalho a fazer para reconstruir o Haiti

AFP

O papa Francisco afirmou neste sábado que ainda resta muito trabalho a fazer para reconstruir o Haiti.

"Mucho se fez neste período para reconstruir o país.

Mas não devemos ignorar o fato de que há muito trabalho por fazer", afirmou, ao receber em audiência os participantes de uma reunião organizada pelo Vaticano para tratar do tema.

"Não há verdadeira reconstrução sem reconstrução da pessoa em sua plenitude. Isso supõe que cada pessoa no Haiti tenha o que é necessário do ponto de vista material, mas também que, ao mesmo tempo, possa viver sua liberdade, suas responsabilidades e sua vida religiosa e espiritual", afirmou o papa argentino.

Francisco convocou para este sábado uma conferência sobre o Haiti por ocasião do quinto aniversário do devastador terremoto que deixou mais de 300.000 mortos no país mais pobre das Américas.

"O Papa deseja atrair a atenção para uma crise humanitária que está muito longe de ser resolvida e reiterar a proximidade da Igreja católica do povo do Haiti", informou a assessoria de imprensa do Vaticano.

A "Jornada de Reflexão", como batizada, foi organizada a pedido do pontífice e tem como lema "A comunhão da Igreja: memória e esperança para o Haiti cinco anos depois do terremoto" e reúne bispos, especialistas e ONGs para avaliar o difícil processo de reconstrução material e espiritual do país.

O Haiti foi atingido em 12 de janeiro de 2010 por um importante terremoto de magnitude 7. O balanço foi de 250.000 mortos, 300.000 feridos graves e 1,2 milhão de haitianos sem onde morar.

.