Jornal Estado de Minas

Vídeo mostra mulher de terrorista francês entrando em aeroporto na Turquia

Registros das câmeras de segurança interna do terminal revelam que Hayat Boumeddiene entrou no país pelo aeroporto de Istambul, no dia 2 de janeiro. Fontes do governo turco confirmaram que a mulher foi vista cruzando a fronteira com a Síria, no dia em que seu companheiro matou uma policial, em Paris

Hayat Boumeddiene entrega o passaporte para o agente de imigração no aeroporto de Istambul, na Turquia - Foto: Youtube/Reprodução
A mulher de Amedy Coulibaly, o francês que matou quatro pessoas num supermercado kosher de Paris na sexta-feira, é vista em imagens de segurança que mostram sua chegada ao aeroporto Sabiha Gokcen, em Istambul, no dia 2 de janeiro.


As imagens de Hayat Boumeddiene foram divulgadas nesta segunda-feira pela rede turca de televisão Haberturk. Um alto funcionário do governo da Turquia, que falou em condição de anonimato, confirmou a identidade da mulher. A inteligência turca teria acompanhado os passos de Boumeddiene desde que ela chegou ao país.

O ministro de Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, disse à agência de notícias estatal Anatólia que Boumeddiene permaneceu num hotel de Istambul com outra pessoa antes de cruzar a fronteira síria, na quinta-feira.

Ela e seu acompanhante, um homem de 23 anos, visitaram vários locais de Istambul e no dia 4 se dirigiram para uma cidade perto da fronteira com a Síria, segundo um oficial de inteligência turco que não tem autorização para falar sobre o assunto com a imprensa.

O último sinal de seu telefone foi registrado no dia 8 de janeiro, na cidade de Akcakale, onde ela cruzou a fronteira, aparentemente, para o território controlado pelo grupo Estado Islâmico na Síria, revelou a fonte. As passagens aéreas da dupla, marcadas para 9 de janeiro e que a levaria de volta para Madri, não foram utilizadas..