(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma telefona para presidente da Indonésia mas não livra brasileiros da morte

Marco Archer Cardoso Moreira e Rodrigo Muxfeldt Gularte serão executados pelo crime de tráfico de drogas


postado em 16/01/2015 12:51 / atualizado em 16/01/2015 13:10

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

A presidente Dilma Rousseff falou ao telefone, na manhã desta sexta-feira, com presidente da Indonésia, Joko Widodo, para transmitir apelo pessoal em favor dos cidadãos brasileiros Marco Archer Cardoso Moreira e Rodrigo Muxfeldt Gularte, condenados à morte pela Justiça da Indonésia e na iminência de serem executados.


Dilma ressaltou ter consciência da gravidade dos crimes cometidos pelos brasileiros e respeitar a soberania da Indonésia e do seu sistema judiciário, mas como Chefe de Estado e como mãe, fazia esse apelo por razões eminentemente humanitárias. Ela recordou que o ordenamento jurídico brasileiro não comporta a pena de morte e que seu enfático apelo pessoal expressava o sentimento da sociedade brasileira.

O presidente Widodo disse compreender a preocupação da Presidenta com os dois cidadãos brasileiros, mas ressalvou que não poderia comutar a sentença de Marco Archer, pois todos os trâmites jurídicos foram seguidos conforme a lei indonésia e aos brasileiros foi garantido o devido processo legal.

Dilma reiterou lamentar profundamente a decisão do Presidente Widodo de levar adiante a execução do brasileiro Marcos Archer, que vai gerar comoção no Brasil e terá repercussão negativa para a relação bilateral.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)