Jornal Estado de Minas

Prefeita de Paris quer proibir ônibus e caminhões poluentes

AFP

A prefeita de Paris anunciou nesta quarta-feira que deseja proibir a circulação de caminhões e ônibus poluentes a partir de julho na capital francesa, uma das cidades mais visitadas por turistas no mundo.

Paris tem uma densidade de população relativamente alta e, geralmente, os turistas ficam surpresos com o grande tráfego nos deslocamentos históricos.

"Quero proibir os ônibus mais poluentes e os veículos pesados a partir de 1 de julho de 2015", disse Anne Hidalgo em uma entrevista ao jornal Le Monde.

A cidade sofre habitualmente com as altas concentrações de poluição, que obrigam as autoridades a estabelecer limites temporários à velocidade de circulação de motocicletas e uma restrição de alguns dias aos veículos.

"E em julho de 2016 a proibição será ampliada a todos os veículos que são mais poluentes", completou, antes de afirmar que a área afetada ainda está sendo negociada.

Para a prefeita, a proibição deve ser imposta primeiro no centro de Paris, sem incluir a auto-estrada que cerca Paris e os bosques adjacentes.

Hidalgo divulgará na próxima semana o plano ambiental para a cidade, que tem quase dois milhões de habitantes.

A prefeita reiterou ainda a intenção de erradicar os veículos a diesel da cidade até 2020.

Em dezembro, ela anunciou o desejo de transformar o centro da cidade em uma área "semipedestre", um projeto que é parte de um conjunto de medidas para lutar contra a poluição.

.