A Coreia do Norte tem a capacidade de incrementar seu programa nuclear militar nos próximos cinco anos e em 2020 poderia ter até cem ogivas nucleares, segundo o cenário esboçado nesta terça-feira por especialistas americanos.
Enquanto se conhece pouco sobre o programa nuclear norte-coreano, especialistas estimam que Pyongyang possui um arsenal de entre 10 e 16 ogivas nucleares.
Joel Wit, da Universidade Johns-Hopkins em Washington, revelou nesta terça-feira diante da imprensa os primeiros resultados "alarmantes" de um estudo de 15 meses sobre o arsenal norte-coreano.
Destacado pelo especialista americano em matéria de não proliferação nuclear David Albright, Wit estabeleceu três hipóteses baseadas nos progressos realizados pelo regime comunista entre 2009 e 2014.
Segundo um primeiro cenário, Pyongyang poderia possuir em cinco anos 20 ogivas nucleares, algumas suficientemente pequenas para serem usadas em mísseis balísticos capazes de alcançar o Japão, vizinho da península coreana.
Um segundo cenário, o mais provável, confere à Coreia do Norte um arsenal de 50 ogivas nucleares de agora até 2020, se seu programa nuclear seguir se desenvolvendo em seu ritmo atual.
No terceiro e "pior cenário" segundo Wit, o arsenal aumentaria mais rápido até alcançar em cinco anos 100 armas atômicas.
A Coreia do Norte realizou três ensaios nucleares em 2006, 2009 e 2013.
.