Duas lhamas foram capturadas nesta quinta-feira, nos Estados Unidos, depois de uma perseguição incansável acompanhada ao vivo na televisão americana e que viralizou nas redes sociais.
A incomum caçada aconteceu em Phoenix, no Arizona, e mobilizou dezenas de policiais e moradores.
Os animais, um branco e um preto, apareceram em um bairro residencial da localidade de Sun City e, por mais de uma hora, deram bastante trabalho para quem tentou pegá-los.
As duas pararam o trânsito em uma das principais artérias da cidade até chegarem a uma extensa zona industrial repleta de estacionamentos.
Do alto, um helicóptero gravava a perseguição "policial", mostrando quando um grupo de homens encurralou a lhama branca.
As lhamas estavam sendo levadas para um centro de reabilitação, como parte de uma terapia com animais, explicou o oficial Brandon Jones, do gabinete do xerife do condado de Maricopa, citado pelo jornal local "The Arizona Republic".
A porta do veículo em que viajavam se abriu e, com medo, duas delas fugiram. Uma terceira lhama permaneceu onde estava, sem seguir as companheiras, completou Jones.
O incidente causou sensação nas mídias sociais, virando "trending topic" no Twitter com a hashtag #teamllama. O Google lançou o jogo "Llama Run", enquanto a Disney postou o divertido desenho "Llama drama".
Em tom de brincadeira, a equipe de futebol americano Arizona Cardinal anunciou ter firmado contrato de um ano com a famosa dupla: "cada lhama ganhará 2.430 libras (cerca de uma tonelada) de feno".
As lhamas são animais característicos das montanhas andinas de Peru, Chile, Bolívia, Equador e Argentina.
.