Os investigadores franceses conseguiram extrair dados utilizáveis da caixa preta do Airbus A320 da empresa Germanwins que caiu na França, informou o diretor do Escritório de Investigações e Análises (BEA) da aviação civil francesa, Rémi Jouty, em coletiva de imprensa.
"Acabamos de conseguir extrair dados utilizáveis da CVR (Cockpit Voice Recorder)", declarou em referência a única das duas caixas pretas do Airbus acidentado na terça-feira no sul dos Alpes franceses encontrada até o momento. Este gravador de voo registra todos os sons do cockpit e permite escutar as conversas, além de todos os sons e anúncios ouvidos na cabine do piloto, incluindo os alarmes que eventualmente podem soar.
Contudo, os investigadores ainda "não tem a menor explicação" sobre as causas do acidente que deixou 150 mortos. "Neste estágio, evidentemente, não temos a menor explicação ou interpretação sobre as razões que levaram este avião a descer, e as razões pelas quais ele continuou a descer, infelizmente, até o relevo, ou as razões que impediram que eles respondessem às tentativas de contato do controle aéreo", ressaltou o diretor do BEA. "Neste estágio não fechamos qualquer hipótese", resumiu, confirmando apenas que o Airbus da Germanwings não explodiu no ar e que "voo até o final".