Jornal Estado de Minas

Exército nigeriano recupera cidade reduto do Boko Haram

Quartel-general do suposto califado do grupo islamista foi destruído. Segundo o ministério da Defesa, vários terroristas morreram e muitos foram capturados

AFP

Imagem de um vídeo divulgado na última semana pelo grupo islamita nigeriano mostra membros se deslocando com forte armamento - Foto: HO


O exército da Nigéria recuperou nesta sexta-feira o controle da cidade de Gwoza, no nordeste, onde se encontra o quartel-general do "califado" do grupo islamita Boko Haram, anunciou ministério da Defesa. "O exército tomou Gwoza esta manha, destruindo o quartel-general do suposto califado dos terroristas", afirma uma mensagem no Twitter. O anúncio acontece na véspera das eleições presidenciais e legislativas no país.


"#Gwoza: Vários terrorista morreram e muitos foram capturados. Limpeza completa em Gwoza e arredores em curso", indicou segundo o Twitter do ministério. Gwoza é uma cidade simbólica para o Boko Haram, pois foi nela que seu chefe, Abubakar Shekau, proclamou, em junho de 2014, a criação de um califado nas zonas sob seu controle na Nigéria.


Nos últimos dias, habitantes que haviam fugido da cidade informaram à AFP que os islamitas estavam se concentrando em Gwoza para defendê-la e estavam matando muitos civis. Na semana passada, o porta-voz do governo para questões de segurança, Mike Omeri, declarou que o exército se preparava para lançar o assalto final contra o Boko Haram.

A reconquista de Gwoza é um triunfo de grande valor simbólico para o exército e o presidente presidente Goodluck Jonathan, que quer ser reeleito. Durante seu mandato, Goodluck Jonathan foi criticado por ser incapaz de sufocar a insurreição islamita.

.