O anúncio da morte foi feito pelo filho do casal, Julian, nesta quarta-feira. "Cynthia Lennon morreu nesta quarta-feira, em sua casa em Mallorca, Espanha, após uma batalha curta, mas corajosa, contra o câncer", escreveu Julian em sua página na internet. "A família agradece as orações de vocês", continua a mensagem, acompanhada de um vídeo que conta a vida de Cynthia em fotografias.
Julian Lennon, 51 anos, também pede respeito à privacidade da família neste momento difícil.
Mas o casamento foi mantido em sigilo, já que o agente dos Beatles, Brian Epstein, achou que, naquele momento, a notícia poderia prejudicar a "Beatlemania" que começava a conquistar o Reino Unido. De fato, John Lennon tocou ao vivo no mesmo dia de seu casamento e a lua de mel foi adiada. Quando Julian nasceu, seu pai estava em turnê.
O casal não sobreviveu ao encontro entre John e Yoko Ono em 1965 ou 1966, segundo diferentes versões, e se divorciou em 1968, quando o músico se uniu à artista japonesa. O ex-Beatle foi assassinado em 1980, em Nova York, por um fã que o perseguia. Yoko e o único filho do casal, Sean, continuam morando na mesma cidade. Depois da separação, Cynthia Lennon se casou mais três vezes, mas acabou resgatando o sobrenome do primeiro marido. Ela enviuvou em março de 2013.
Outros artistas
Ringo Starr, o baterista dos Beatles, lamentou a morte de Cynthia em uma breve mensagens postada em redes sociais, em seu nome e no de sua esposa. "Paz e amor para Julian Lennon. Que Deus abençoe Cynthia. Amor, de Ringo e Bárbara", escreveu no Twitter.
Em Liverpool, Gerry Marsden, o líder de Gerry and the Pacemakers - outra banda dos anos 1960 - e amigo pessoal de Cynthia também reagiu à notícia. Marsden declarou ao jornal The Liverpool Echo que estava arrasado.
"Terrível. Uma amiga querida durante anos. É muito triste", lamentou.
"Tantas boas recordações de uma mulher encantadora", lamentaram. Hunter Davies, que escreveu a única biografia oficial dos Beatles em 1968, disse que "ela era totalmente diferente de John, era mais tranquila e reservada". "Não era nada hippie. Acho que foi a atração dos opostos. John a tratou de maneira horrível. Dormiu com Yoko na cama do casal, e, como descobrimos mais tarde, Cynthia os pegou. Mas ela era leal a ele", concluiu.
(Com AFP)