O ex-governador da Flórida, Jeb Bush, possível pré-candidato republicano às presidenciais americanas de 2016, se registrou como eleitor hispânico há seis anos, informa nesta segunda-feira o jornal The New York Times.
Em um pedido de registro eleitoral de 2009, no condado de Miami-Dade da Flórida, Bush marcou "hispânico" na opção referente a "raça/etnia", em uma possível tentativa de atrair a comunidade latina, segundo o jornal.
De acordo com a Divisão Eleitoral da Flórida, os solicitantes devem assinar os pedidos porque "estão fazendo um juramento".
Bush, filho e irmão de ex-presidentes, é membro do Partido Republicano, que foi desfavorecido pelos eleitores hispânicos nas últimas eleições.
Mas seu casamento com Columba Bush, uma mexicana, e seu espanhol fluente são credenciais que muitos especialistas acham que poderão beneficiá-lo em relação aos eleitores latinos se concretizar sua aspirações à Casa Branca.
O senador republicano Ted Cruz, filho de um imigrante cubano, oficializou há duas semanas sua candidatura presidencial, enquanto seu correligionário e senador senador Marco Rubio, também de origem cubana, anunciará na próxima semana se lançará ou não candidato.
Onze milhões de hispânicos votaram em 2012, o equivalente a 8,8% do total de eleitores, segundo cifras oficiais.
Segundo o Censo Americano, os hispânicos ou latinos são os americanos com origens na América Latina ou Espanha, independente de sua raça.