Jornal Estado de Minas

Leitura do Corão em Istambul pela primeira vez em 85 anos

AFP

Pela primeira vez com 85 anos, uma leitura do Corão foi realizada na sexta-feira foi realizada na basílica de Santa Sofia, monumento emblemático de Istambul e convertido em museu depois de ser sucessivamente utilizado como igreja e mesquita, informaram os meios de comunicação local.

Célebre obra arquitetônica construída no século VI, Santa Sofia foi reformada nos anos 30 pelo regime laico de Mustafá Kemal Ataturk, mas seu uso continuou sendo alvo de polêmicas frequentes entre cristãos e muçulmanos.

Na noite de sexta-feira, durante a inauguração de uma exposição sobre o "O amor do profeta", o imã da mesquita Ahmet Hamdi Akseki de Ankara leu passagens do Corão dentro do recinto, ante a presença de dirigentes turcos, entre eles o chefe da agência de assuntos religiosos, Mehmet Gormez, informou a agência Anatolia.

Santa Sofia, onde eram coroados os imperadores bizantinos, foi convertida em mesquita no século XV, depois da queda de Constantinopla em 1453 nas mãos dos otomanos, que construíram minaretes em torno da cúpula bizantina.

A basílica continuou sendo mesquita até a queda do império otomano e a fundação do Estado turco moderno, nos anos 1930, quando os fundadores laicos decidiram transformá-la num museu aberto a todos.

Mas, desde a chegada do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), do islâmico e conservador Recep Tayyip Erdogan, distintas iniciativas e declarações das autoridades fazem os defensores do laicismo que o monumento volte a ser convertido numa mesquita.

.