Um homem que controlava um mini-helicóptero pousou ilegalmente o aeromodelo nos jardins do Capitólio nesta quarta-feira, em um protesto contra a corrupção do sistema político americano, dando início a uma investigação policial.
"A polícia do Capitólio continua investigando. Há uma pessoa detida", afirmou o oficial Shennell Antrobus. O incidente provocou o fechamento das ruas próximas ao edifício, localizado a poucos quilômetros da Casa Branca. O sobrevoo de qualquer dispositivo nas imediações do Capitólio é estritamente proibido e há fortes restrições na área.
Segundo o jornal Tampa Bay Times, do estado da Flórida (sudeste), o piloto é Doug Hughes, um carteiro de 61 anos, que foi entrevistado e filmado durante o evento. Seu objetivo era fazer um ato de desobediência civil para interpelar os parlamentares sobre a corrupção da crescente desregulamentação do financiamento eleitoral.
"Eu exijo uma reforma e declaro uma rebelião do eleitor de uma maneira consistente com a descrição Jefferson dos direitos na Declaração de Independência", escreveu o homem em uma carta que foi enviada a cada um dos 535 legisladores americanos.
O homem disse ao Tampa Bay Times que também planejava notificar as autoridades de antemão sobre o pouso de seu aparelho. Um dispositivo robótico da polícia foi utilizado para inspecionar o aparelho..