(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Suposto chefe do cartel de Juárez é capturado no México


postado em 19/04/2015 15:16

Autoridades mexicanas capturaram na sexta-feira Jesús Salas Aguayo, considerado o líder do debilitado cartel de narcotráfico de Juárez, confirmou neste domingo a Comissão Nacional de Segurança (CNS).

"Salas Aguayo era um dos 122 objetivos prioritários fixados pelo governo" em sua estratégia contra o crime organizado, afirmou o titular da CNS, Monte Alejandro Rubido, em um comunicado à imprensa na capital.

Uma fonte federal já havia adiantado à AFP na sexta-feira a captura de Salas Aguayo, de 38 anos.

O narcotraficante foi detido em um rancho da comunidade de Villa Ahumada (norte), cerca de 120 km da fronteiriça cidade Juárez, junto a um guarda-costas em uma operação de forças federais na qual foi abatido outro de seus seguranças, informou Rubido.

Salas Aguayo havia tomado o poder do outrora poderoso cartel de Juárez após a detenção em outubro de Vicente Carrillo Fuentes, conhecido com "El Viceroy", afirmou.

O detido era também buscado pela DEA (Agência Antidrogas dos Estados Unidos) por tráfico de drogas. O governo americano o acusa também de estar envolvido com o assassinato de uma testemunha protegida em 2009 em El Paso (Texas, sul), vizinha da cidade Juárez.

Além de Salas Aguayo, José Tiburcio Hernández, conhecido como "El Gafe", chefe de um cartel do Golfo, foi detido na sexta-feira passada na cidade fronteiriça de Reynosa (Tamaulipas, nordeste).

Após a captura de Hernández seu grupo tentou resgatá-lo, disparando tiros e queimando veículos em plena luz do dia que causaram pânico na cidade e que resultaram na morte de três assassinos profissionais e dois policiais locais feridos, segundo autoridades.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)