(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Número de mortos no terremoto do Nepal sobe para 876

O Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) revisou a magnitude do terremoto, de 7,9 para 7,8


postado em 25/04/2015 08:39 / atualizado em 25/04/2015 10:16

O terremoto, que ocorreu por volta do meio-dia local, provocou pânico entre a população(foto: PRAKASH MATHEMA/AFP )
O terremoto, que ocorreu por volta do meio-dia local, provocou pânico entre a população (foto: PRAKASH MATHEMA/AFP )

O número de mortos por um forte terremoto que atingiu o Nepal neste sábado subiu a 876, de acordo com a polícia. "O número de mortos pelo terremoto subiu a 876, incluindo 524 no vale do Katmandu", informou o porta-voz da polícia, Kamal Singh Bam, à AFP. "Os esforços de resgate ainda estão em andamento. Tememos que o número de vítimas suba à medida que os escombros sejam vasculhados", acrescentou.

O Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) revisou a magnitude do terremoto, de 7,9 para 7,8.

Dezenas de pessoas feridas estavam sendo levadas para o hospital principal no centro de Catmandu. O operário Pushpa Das saiu correndo de casa quando sentiu o primeiro tremor, mas não conseguiu escapar de um muro que desabou e machucou seu braço.

"Foi muito assustador. A terra estava se movendo inteira. Eu estou esperando por tratamento, mas o hospital está sobrecarregado", disse ele.

O terremoto também sacudiu várias cidades em todo o norte da Índia, e foi sentido em locais distantes como Lahore, no Paquistão, Lhasa, no Tibete, e em Daca, Bangladesh. Após o terremoto, o aeroporto internacional de Catmandu foi fechado.

Vários edifícios desabaram no centro da capital, incluindo templos e minaretes. Entre eles, estava a torre de nove andares conhecida como Dharahara Tower, um dos marcos de Catmandu, construído pelos governantes reais do Nepal e reconhecido pela Unesco como patrimônio histórico.

Os tremores também desencadearam uma avalanche no Monte Everest, que atingiu um acampamento que estava na base da montanha, onde montanhistas estrangeiros e seus guias locais se preparavam para subir. De acordo com testemunhas, oito corpos já foram retirados e ao menos 30 pessoas ficaram feridas, mas ainda existem algumas desaparecidas.

Khadga Sen Oli, gerente da Sociedade Nacional de Tecnologia no Nepal, disse que o terremoto de sábado foi o maior que atingiu o Nepal desde um tremor de magnitude 8,4, em 1934.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)