Jornal Estado de Minas

Líder da extrema-direita francesa, Jean-Marie Le Pen é 'suspenso' da Frente Nacional

AFP

O líder histórico da extrema-direita francesa, Jean-Marie Le Pen, foi "suspenso" nesta segunda-feira da Frente Nacional (FN), anunciou o partido que é atualmente dirigido por sua filha, Marine.

O afastamento do cofundador da FN, do qual ele ainda é presidente de honra, foi decidido após uma reunião do comitê executivo, convocada para penalizar as recentes declarações de Le Pen sobre o Holocausto e a imigração.

"É uma traição.

Eu expressei o desejo de que Marine Le Pen devolva o meu sobrenome", declarou à AFP o político veterano, de 86 anos. O cofundador do partido de extrema-direita disse estar disposto a utilizar "todos os meios" para contrariar uma decisão que, segundo ele mesmo, causará indignação aos simpatizantes do partido.

Jean-Marie Le Pen, deputado no Parlamento Europeu, reiterou no começo de abril que as câmeras de gás foram um "detalhe" da história da Segunda Guerra Mundial. Poucos dias depois, em entrevista a um jornal de extrema direita, assegurou que era preciso "salvar a Europa boreal e o mundo branco".

.