Jornal Estado de Minas

HRW denuncia abusos da polícia de Atenas contra mendigos, viciados e prostitutas

AFP

Os sem-teto, dependentes químicos e as prostitutas são "vítimas de abusos" por parte da polícia em Atenas, denunciou nesta quarta-feira em um relatório a organização Human Rights Watch (HRW).

"A polícia de Atenas assedia frequentemente e abusa das pessoas sem-teto, dos dependentes químicos e das trabalhadoras do sexo, e prende de maneira arbitrária pessoas que vivem nas ruas do centro de Atenas", afirma um informe da HRW, "Os abusos policiais contra os marginalizados na Grécia".

Entre maio e setembro de 2014, a ONG entrevistou 44 pessoas que vivem nas ruas da capital que disseram ter "sido tratadas de maneira abusiva, insultadas e ameaçadas".

Contudo, o relatório destaca que desde a chegada ao poder do partido de esquerda radical Syriza, em janeiro deste ano, a prática de deter pessoas e levá-las às delegacias do centro da cidade "parece ter cessado".

"O novo governo se comprometeu a mudar as práticas policiais no centro de Atenas, mas ainda faltam reformas concretas", indica a ONG.

Os excessos da polícia grega contra os imigrantes e marginalizados eram frequentes no passado e foram denunciados por órgãos internacionais, como o Conselho da Europa e a Anistia Internacional.

.