O rei Salman da Arábia Saudita não assistirá à cúpula entre o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e os líderes dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), prevista para a próxima semana, em Camp David, informou neste domingo a embaixada saudita em Washington.
Obama receberá os dirigentes do CCG (Arábia Saudita, Barein, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã e Qatar) nos dias 13 e 14 de maio, para discutir sobre o programa nuclear iraniano e os conflitos no Iêmen, Iraque e Síria.
A embaixada saudita informou que o chanceler Adel al-Jubeir e o príncipe herdeiro Mohamed bin Nayef liderarão a delegação saudita na Cúpula.
O chanceler saudita destacou que o rei não participará do encontro "devido à coincidência da data com a abertura do Centro Rei Salman para Ajuda Humanitária".
Após mais de seis semanas de bombardeios aéreos liderados pela Arábia Saudita, o Iêmen caminhava neste domingo para um cessar-fogo, com uma reação positiva dos rebeldes huthis e de seus aliados a proposta de trégua apresentada por Riad para facilitar a chegada de ajuda humanitária.
A guerra no Iêmen já deixou mais de 1.400 mortos e cerca de 6.000 feridos, a maioria civis, segundo a ONU.