Jornal Estado de Minas

Mina antitanque mata sete soldados ucranianos no leste do país

AFP

Sete soldados ucranianos perderam a vida nesta segunda-feira na explosão de uma mina antitanque no leste separatista pró-russo, anunciou à AFP um porta-voz militar ucraniano presente no setor.

"O veículo com nossos militares pulou ao passar sobre uma mina antitanque inimiga em Krasnogorivka (20 km a oeste de Donetsk, reduto rebelde). Sete militares morreram, segundo as primeiras informações", informou o porta-voz Evguen Silkin, antes de acrescentar que os rebeldes instalaram as minas nas estradas desta região.

A tragédia ocorreu perto da cidade de Marinka, sob controle das forças governamentais, que foi palco de confrontos na semana passada e de combates na segunda-feira.

Para o ministro ucraniano da Defesa, Stépan Poltorak, a ofensiva de separatistas contra Marinka "constitui uma ameaça" para os acordos de paz de Minsk em fevereiro "pela primeira vez desde a batalha de Debaltseve", local estratégico situado no meio do caminho entre as capitais rebeldes de Donetsk e Lugansk que passaram ao controle dos rebeldes pouco depois da instauração da trégua prevista nestes acordos.