A organização ambientalista Sea Shepherd anunciou nesta terça-feira o envio de um navio do porto de Bremen, norte da Alemanha, para as Ilhas Faroé no Atlântico Norte, como parte de uma nova campanha contra a caça às baleias.
O 'Sam Simon' "deve chegar na sexta-feira ao arquipélago", informou em um comunicado a organização com base nos Estados Unidos conhecida por sua militância. O navio, que fará escala nas ilhas Shetland, tentará impedir que caçadores matem baleias-piloto.
"A Dinamarca permite que as Ilhas Faroé continuem com esta prática bárbara de 'grindadráp'("matança de baleias"), apesar de ter assinado a Convenção de Berna, que proíbe a caça de baleias", informou a ONG.
A caça baleeira é uma prática antiga das Ilhas Faroé, uma província autônoma do reino da Dinamarca situada entre o Mar da Noruega e o Atlântico Norte, que tem uma população de cerca de 50.000.
A Sea Shepherd aceitou no início deste mês pagar 2,5 milhões de dólares aos operadores baleeiros japoneses por ignorar uma liminar de se aproximar de seus navios.