(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Abbas renuncia à direção da OLP para forçar eleição interna


postado em 22/08/2015 18:31

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, apresentou sua demissão neste sábado do cargo de líder do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), o que forçará uma eleição interna, informou à AFP um dirigente da entidade.

Com a renúncia de Abbas e de mais da metade dos 18 membros da cúpula do órgão diretivo, o Conselho Nacional Palestino (CNP) convocará eleições no próximo mês, informou à AFP Wassel Abu Yussef.

A renúncia não afeta as funções de Abbas como líder da Autoridade Palestina.

O CNP, que não se reúne há 20 anos, tem 740 membros, incluindo nos territórios ocupados e na diáspora.

O órgão conta com a participação dos diversos movimentos palestinos - exceto Hamas e Jihad Islâmica - mas a presença destas organizações dependerá de uma autorização de Israel para viajar da Faixa de Gaza à Cisjordânia.

"A demissão de Mahmud Abbas do Comitê Executivo e de mais da metade de seus membros cria um vácuo jurídico. Consequentemente, (Abbas) pediu ao CNP que se reúna de forma urgente, no prazo de um mês, para eleger uma nova direção", assinalou Yussef, membro do comitê executivo da OLP.

O Comitê Executivo é a única instância habilitada para tomar decisões em nome dos palestinos em temas como um eventual processo de paz com Israel. Esta entidade, que representa também a diáspora, foi a responsável por firmar os acordos de Oslo, em 1993.

Para vários observadores, as renúncias são um indício de que há manobras para permitir uma renovação, no momento em que os meios palestinos e árabes informam que Abbas planeja deixar a presidência da OLP nos próximos meses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)