Jornal Estado de Minas

Fotógrafo da AFP Bulent Kilic recebe prêmio Visa d'Or News por imagens da Síria

- Foto: AFP PHOTO / BULENT KILIC
O fotógrafo da AFP Bulent Kilic recebeu neste sábado o prêmio Visa d'Or News por suas imagens que retratam a situação dos refugiados na fronteira da Turquia com a Síria em junho de 2014.

A premiação aconteceu na 27ª edição do Festival Internacional de Fotojornalismo "Visa pour l'Image", que é celebrado em Perpignan, no sul da França.
- Foto: AFP PHOTO / BULENT KILIC

O prêmio se soma a vários outros reconhecimentos pelo trabalho do fotógrafo em zonas de conflito como Ucrânia, Síria e Turquia.

O fotógrafo de 35 anos também foi vencedor do World Press Photo, da Associação de Fotojornalistas dos Estados Unidos (National Press Photographers Association, NPPA)e Prêmio Bayeux-Calvados de correspondentes de guerra.

Além disso, foi escolhido o melhor fotógrafo de 2014 pela revista Time e pelo jornal The Guardian.

O prêmio Visa d'Or News é o mais importante do festival e vale 8.000 euros (8.900 dólares).

"É algo tão positivo quando as pessoas confiam em você", disse Kilic por telefone à AFP. "É o momento de voltar ao trabalho. Ainda tenho muito a fazer, embora este prêmio me faz muito feliz", afirmou.

Suas fotos de multidões de refugiados avançando entre as cercas de arame farpado da fronteira entre a Turquia e a Síria foram publicadas na capa de diversos jornais. .