Jornal Estado de Minas

Rouhani diz que iranianos apoiam acordo nuclear

O presidente iraniano Hassan Rouhani disse que a maioria dos iranianos apoia o acordo nuclear que ele assinou com os Estados Unidos e pediu para que as instituições estatais o ratifiquem.

Em entrevista ao programa da CBS "60 Minutes", transmitido domingo nos Estados Unidos, Rouhani disse que os EUA ainda desconfiam de seu país, mas que esse acordo poderá contribuir para estreitar os laços bilaterais.

"A maioria de nossa população, segundo as pesquisas de opinião, têm uma visão positiva sobre o acordo", disse o presidente à CBS.

"E, geralmente, as instituições, como o parlamento e o Conselho Supremo de Segurança Nacional, não estão muito afastados da opinião pública, movendo-se nesta direção", acrescentou.

Em abril deste ano, o presidente dos EUA, Barack Obama, assinou o acordo com o governo de Rouhani, em que suspende as sanções que têm prejudicado a economia do país em troca de controles rígidos sobre o programa nuclear iraniano.

Entretanto, em última instância o Irã não é liderado por Rouhani, e, sim, por seu líder supremo, o Aiatolá Ali Khamenei, e poderosas facções em Teerã criticam o acordo, considerando que ele viola a soberania nacional. "A rivalidade que existe entre Estados Unidos e o Irã por décadas, o afastamento, as desavenças, a falta de confiança, não vão ser superadas tão cedo", admitiu Rouhani.

Irã e EUA romperam relações diplomáticos em 1980, após a crise dos reféns, e Khamenei garantiu na semana passada que o Irã não negociará nada além da questão nuclear com Washington.

.