Os chanceleres de Brasil, Paraguai, Argentina e o vice-chanceler do Uruguai se reuniram, nesta terça-feira, em Assunção, para discutir a estratégia do Mercosul nas negociações previstas para acontecer com a União Europeia em 1º e 2 de outubro.
"Há muita expectativa com o que se vê que está para vir para o Mercosul e para a União Europeia", depois da reunião que também será realizada em Assunção, afirmou o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, em declarações à imprensa.
"Consideramos que é o momento propício, para que negociações que estiveram por um longo tempo paradas sejam retomadas novamente", acrescentou.
Os ministros do Brasil, Mauro Vieira; da Argentina, Héctor Timerman; o vice-chanceler uruguaio, José Luis Cancela, e o anfitrião, Loizaga, reuniram-se com intervalos de duas horas e meia na sede da Chancelaria.
O chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, esteve ausente, já que estava no Equador como mediador na crise entre Colômbia e Venezuela.
Segundo o chanceler paraguaio, validaram "todo o trabalho que vinha sendo feito em matéria de negociações entre a União Europeia e o Mercosul", realizado pelas equipes técnicas.
Essa reunião de Assunção foi acertada em Bruxelas, antes da apresentação de ofertas entre os dois blocos agendada para novembro, lembrou Loizaga.