(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Papa Francisco se reúne com Obama em visita aos Estados Unidos

Líderes fizeram as declarações iniciais no jardim da Casa Branca e depois se encontraram com bispos norte-americanos no Salão Oval da sede do governo


postado em 23/09/2015 10:26 / atualizado em 23/09/2015 11:13

Encontro acontece na Casa Branca(foto: VINCENZO PINTO/AFP)
Encontro acontece na Casa Branca (foto: VINCENZO PINTO/AFP)

O papa Francisco se reúne com o presidente norte-americano, Barack Obama, nesta manhã. Os líderes fizeram as declarações iniciais no jardim da Casa Branca e depois se encontram com bispos norte-americanos no Salão Oval da sede do governo. A expectativa é que Cuba seja um dos primeiros pontos da conversa.

Depois de quatro dias no país caribenho, de se encontrar com Fidel Castro e com o presidente da ilha, Raúl Castro, Francisco disse durante a viagem para os Estados Unidos, que quer o fim do embargo econômico.

Durante os cinco dias de visita aos Estados Unidos, o papa Francisco terá uma agenda política e religiosa diversificada. Ele deve tentar avançar no tema das relações com Cuba, intercedendo pelo fim do embargo imposto pelos Estados Unidos ao país, e endossar a luta pelo combate à pobreza e redução de efeitos das mudanças climáticas como diretrizes globais.

No campo religioso, papa Francisco tem como desafio fortalecer a Igreja – que apresentou redução no número de fiéis – e tratar questões polêmicas como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a imigração e o aborto.

A fala do papa aos bispos é bastante aguardada, diante de uma certa desconexão entre o foco de Francisco na justiça social e em uma Igreja piedosa e das guerras culturais que os bispos norte-americanos lançaram nos últimos anos em relação ao aborto e aos direitos dos gays. Washington é a primeira parada de uma visita de seis dias do religioso ao país.
Francisco deve ainda nesta quarta-feira canonizar um religioso espanhol, Junípero Serra, que levou a fé católica à Califórnia. Ele deve celebrar a missa de canonização de Serra em espanhol, com 25 mil fiéis presentes.

Na quinta-feira, Francisco será o primeiro papa a falar no Congresso dos EUA. Além disso, deve ter encontros com imigrantes, presos e sem-teto no país. Ele deve se reunir com imigrantes e outras pessoas ajudadas por entidades de caridade em Washington e com prisioneiros na Pensilvânia. (Com AFP e Agência Brasil)

Reveja as declarações dos líderes voltando ao início do vídeo:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)