Jornal Estado de Minas

Grécia faz 'tudo que pode' para receber imigrantes, diz Tsipras

A Grécia "faz tudo o que pode" para receber dignamente os imigrantes, garantiu o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, nesta quinta-feira, em discurso na Assembleia Geral da ONU, criticando os que querem "construir muros cada vez mais altos" para conter esse fluxo.

Em seu primeiro discurso no maior encontro anual das Nações Unidas, Tsipras lembrou que mais de 300.000 pessoas - sobretudo, as recém-chegadas da Síria, do Iraque e do Afeganistão - passaram pela Grécia desde janeiro, em seu caminho rumo ao norte da Europa.

"Em colaboração com a União Europeia e com outras organizações internacionais, fazemos tudo o que podemos para administrar esse fluxo de maneira humana e eficaz", afirmou.

"A população grega demonstrou solidariedade, entregando alimentos e dando abrigo aos refugiados", completou.

Em uma referência implícita à Hungria, o premiê criticou aqueles que consideram que "a única maneira de enfrentar esse desafio é construir muros cada vez mais altos".

Diante da chegada de milhares de refugiados, a Hungria instalou uma barreira de 175 km ao longo de sua fronteira com a Sérvia e já começou a fechar os 41 km de sua fronteira verde com a Croácia.

"Não devemos nos esquecer de que muitos de nossos ancestrais eram refugiados e imigrantes", insistiu Tsipras.

"Não deixemos que o racismo e a xenofobia destruam nossos valores comuns", conclamou.

.