Pouco mais de uma semana após anunciar a descoberta de água em Marte, a Nasa promete fazer mais uma revelação "surpreendente" nesta quinta-feira. A novidade dessa vez será sobre Plutão, planeta sobrevoado pela sonda New Horizons, em Julho. A agência espacial americana disse que 2015 ficará marcado nos livros escolares por causa das descobertas.
Quem deixou o mundo todo curioso foi o principal pesquisador da Nasa envolvido na missão New Horizons. Em uma palestra na Universidade de Alberta, no Canadá, o doutor Alan Stern disse que a notícia será emocionante, mas disse que a agência espacial ainda não permitia que ele revelasse nenhum detalhe.
Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o pesquisador disse que "o mundo está vivo". Stern deu indícios da revelação dizendo que "Há clima, neblina na atmosfera, geologia ativa". O anúncio da descoberta será feito em uma coletiva de imprensa.
Em julho, a sonda New Horizons sobrevoou o planeta-anão. A Nasa já havia revelado que Plutão tem cordilheiras geladas em sua superfície e informou que o planeta é geologicamente ativo e contém áreas que, em termos astronômicos, são bastante jovens: talvez menos de 100 milhões de anos. Esta é apenas uma fração da idade do Sistema Solar, que nasceu há 4,5 bilhões de anos.