(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento europeu aprova resolução pedindo o fim de perseguição a Snowden

Ex-agente é acusado de traição pelos EUA por ter divulgado documentos secretos da NSA. Ele está asilado na Rússia


postado em 29/10/2015 13:23 / atualizado em 29/10/2015 13:30

Vídeo conferência é a forma encontrada por Snowden para continuar participando de eventos(foto: FREDERICK FLORIN/AFP PHOTO)
Vídeo conferência é a forma encontrada por Snowden para continuar participando de eventos (foto: FREDERICK FLORIN/AFP PHOTO)

O Parlamento europeu adotou nesta quinta-feira uma resolução exigindo que os países membros da União Europeia deixem de perseguir o ex-agente da NSA (Agência Nacional de Segurança dos EUA) Edward Snowden. A resolução pede também que seja garantida a defesa jurídica de Snowden.

A decisão foi tomada por 285 parlamentares, contra 281 votos contrários. A mesma resolução contém uma passagem que expressa preocupações pela legislação na área da inteligência em vários países do bloco.

Edward Snowden, em 2013, divulgou em Hong Kong série de documentos secretos da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA). O ex-agente obteve asilo temporário na Rússia.

Os Estados Unidos o acusam de traição e defendem que ele deveria cumprir pena em seu país natal. De acordo com as leis locais, ele poderia até ser condenado à morte. (Com Agência Brasil)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)