O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou energicamente nesta sexta-feira os ataques em diversos bairros de Paris, que considerou um "atentado contra toda a humanidade e uma "tentativa ultrajante de aterrorizar civis".
"Tratap-se de um ataque não só contra os franceses, mas contra toda a humanidade e contra os valores que compartilhamos".
Em mensagem enviada da Casa Branca, Obama disse que os Estados Unidos "trabalharão com a França para levar os terroristas à justiça" e lembrou que quando ataques desse tipo acontecem sempre se pode contar com os franceses.
O presidente americano disse que Paris "representa os valores atemporais do progresso humano". "Aqueles que pensam que podem aterrorizar os franceses, os valores que representam estão equivocados", afirmou.
"Os americanos tiram forças do compromisso dos franceses com a vida, a liberdade e a busca da felicidade", acrescentou.
Em sua mensagem, Obama disse que não era o momento de "especular sobre quem é responsável pelos atentados, já que parece que ainda há atividades em curso e perigos latentes".
"O governo americano está preparado e pronto para dar qualquer assistência que o governo e o povo da França precise. A França é nosso mais antigo aliado", disse.
As primeiras informações em Paris apontam pelo menos 39 pessoas mortas e cerca de 50 feridos em estado crítico pelos ataques simultâneos em vários setores de Paris.
O presidente francês, François Hollande, decretou o estado de emergência e ordenou o fechamento das fronteiras.