O presidente francês François Hollande pediu nesta segunda-feira ao parlamento que prorrogue o estado de emergência decretado na França por três meses, durante um discurso solene diante dos legisladores reunidos em Versailles, três dias após os atentados que sangraram Paris. "O parlamento será acionado na quarta-feira sobre um projeto de lei prorrogando o estado de emergência por três meses", declarou Hollande, que também anunciou que a Constituição será revisada para permitir aos poderes públicos "agir contra o terrorismo de guerra".
Ele também anunciou que irá pedir ao Conselho de Segurança da ONU uma resolução destacando "a vontade comum de lutar contra o terrorismo."
Ainda sobre a luta contra o EI, Hollande anunciou que a França irá "intensificar suas operações na Síria", após os ataques realizados domingo à noite contra Raqa, reduto do EI.
"O porta-aviões Charles de Gaulle será enviado na quinta-feira ao leste do Mediterrâneo, o que triplicará nossas capacidades de ação. Não haverá hesitação e nenhuma trégua", acrescentou diante do Parlamento.