O mentor intelectual dos ataques que mataram pelo menos 129 pessoas em Paris foi assassinado nesta manhã em uma operação da tropa de elite francesa em Saint-Denis, subúrbio ao norte do país. A informação é do jornal britânico Daily Mail. As autoridades francesas ainda não confirmaram a morte do terrorista do Estado Islâmico.
Segundo a publicação, Abdelhamid Abaaoud era um dos terroristas que estava escondido em um flat da região. Na operação, sete pessoas foram presas e duas morreram, incluindo uma mulher-bomba – foi o primeiro caso deste tipo na França. Três agentes ficaram feridos e um cão policial morreu.
O confronto entre terroristas do EI e policiais franceses durou mais de uma hora – pelo menos 5 mil tiros foram feitos. A mulher que se explodiu teria gritado por socorro antes de ativar sua bomba, ao mesmo tempo que era alvejada por franco-atiradores franceses. Segundo testemunhas que falaram ao Daily Mail, ela seria Hasna Aitboulahcen, prima ou noiva de Abdelhamid Abaaoud.
A ação pode ter evitado novos atentados: supostamente, os homens presos estavam sendo orientados por Abaaoud e realizariam novos ataques em território francês.