A China está construindo o maior centro mundial de clonagem de animais, com a ambição de fabricar cachorros, cavalos e vacas em série - informou a imprensa local. As instalações, que necessitaram de um investimento de 200 milhões de iuanes (cerca de 116 milhões de reais), incluirão um laboratório de clonagem e um banco de genes, anunciou a agência oficial Xinhua.
Leia Mais
China, doente por sua dependência de carvãoChina acredita no sucesso da COP21, mas chama compromissos de países desenvolvidos de "insuficientes"China financiará e construirá duas centrais nucleares na ArgentinaA "produção" de animais começará em 2016 na cidade portuária de Tianjin (norte), uma metrópole situada a 150 quilômetros a leste de Pequim. O centro produzirá cerca de 100.000 embriões de vacas anualmente num primeiro momento, mas seu objetivo é fazer um milhão anuais, segundo o presidente da Boyalife, Xu Xiaochun, citado pela Xinhua. "Os agricultores chineses têm dificuldades na hora de produzir quantidades suficientes de vacas para atender à demanda do mercado", justificou.
O ceticismo era patente nas redes sociais chinesas, onde inúmeros internautas duvidavam que os consumidores mostrariam entusiasmo por carne procedente de animais clonados. A localização da fábrica, perto do depósito de produtos químicos onde foram produzidas fortes explosões no verão, é outro motivo de preocupação para os moradores do gigantes asiático, país marcado por frequentes escândalos alimentares.
Hwang Woo-suk, presidente da empresa sul-coreana Sooam, tentou enganar todo o mundo em 2004 quanto garantiu que havia criado as primeiras células-tronco derivadas de um embrião clonado, mas vários especialistas revelaram que era mentira. .