Jornal Estado de Minas

União Europeia deve dizer que não pode receber tantos migrantes, diz premiê francês


A União Europeia (UE) deve afirmar que não é possível receber tantos migrantes e encontrar soluções para que aqueles que abandonam a Síria recebam abrigo nos países vizinhos, afirmou o primeiro-ministro francês, Manuel Valls.

Valls teve um encontro informal no palácio de Matignon com jornalistas de vários meios de comunicação da Europa e trechos da conversa foram divulgados. "A Europa deve dizer que não pode mais receber tantos migrantes, é impossível", declarou Valls, palavras confirmadas por seu gabinete.

"O controle das fronteiras externas da União Europeia é essencial para o futuro da UE. Se não fizermos isto, a população vai dizer 'basta, Europa'", completou.

Em uma reunião de ministros do Interior do bloco, na sexta-feira passada em Bruxelas, a França apresentou um plano, após os violentos atentados de Paris que deixaram 130 mortos, que defende sobretudo controles reforçados nas fronteiras da UE e a criação de um registro europeu de passageiros aéreos (PNR).

"A Europa deve encontrar soluções para que os migrantes sejam recebidos nos países vizinhos da Síria. Em caso contrário, a Europa coloca em suspeita sua capacidade para controlar com eficácia as suas fronteiras", disse Valls.

A Comissão Europeia aprovou na terça-feira um marco jurídico para financiar uma ajuda da UE à Turquia, que tem como objetivo conter o fluxo migratório na Europa, mas a discussão entre países europeus serão muito difíceis para conseguir reunir os três bilhões de euros prometidos.

.