Jornal Estado de Minas

A COP21 em números

Quase 40.000 pessoas, incluindo 150 chefes de Estado e de Governo na segunda-feira, participarão na conferência de Paris sobre o clima (COP21), a mais importante negociação climática da história.

A seguir alguns números importantes:

Le Bourget

A sede da conferência tem 18 hectares no parque de exposições aeronáuticas de Le Bourget, ao norte de Paris.

O espaço se divide em três setores: o centro de conferências, administrado pela ONU e reservado aos credenciados, um espaço "Gerações Clima" aberto ao público, que pode receber 10.000 pessoas, e uma "Galeria" de exposições para as empresas.

Os organizadores aguardam 40.000 pessoas a cada dia, de 30 de novembro a 11 de dezembro. Entre eles quase 10.000 delegados de 195 países, 14.000 representantes da sociedade civil, "observadores" das negociações e 3.000 jornalistas credenciados. Quase 2.000 pessoas adicionais acompanharão os chefes de Estado.

O local inclui dois salões plenários, 32 salas de negociações, 20 salas para eventos paralelos e conferências, assim como 61 postos de exposição. Serão utilizados 800 quilômetros de cabos.

Mais de 412.000 refeições serão servidas durante a conferência. Quase 350 conferências e debates acontecerão no espaço "Gerações clima", com a presença de diversas ONGs.

A quantidade de gases do efeito estufa produzida no local foi calculada em 21.000 toneladas de equivalente a CO2, que segundo os organizadores serão integralmente compensadas.

Segurança

Quase 2.800 policiais e soldados serão mobilizados no local da conferência. Outros 8.000 agentes devem trabalhar no controle das fronteiras da França.

Os espaços das negociações permanecerão sob controle dos guardas da ONU. Serão mobilizados mais de 100 capacetes azuis das Nações Unidas e 300 agentes de segurança privados.

No domingo e segunda-feira, 6.300 policiais, soldados e integrantes das forças de segurança serão mobilizados em Paris.

Transporte

A oferta cotidiana de transporte em ônibus e trens recebeu um aumento de 70.000 vagas. Veículos gratuitos devem circular entre a sede da conferência e estações de metrô ou trem suburbano RER mais próximas.

Três linhas especiais de ônibus devem percorrer durante a noite o trajeto entre Le Bourget e o centro de Paris. Duas linhas farão o trajeto até o espaço dos hotéis no aeroporto Charles De Gaulle.

As pessoas credenciadas receberão um passe para circular na rede de transporte público. Quase 200 veículos elétricos com motorista estarão à disposição dos delegados.

No domingo e na segunda-feira o trânsito será parcialmente fechado nos acessos a Paris. Medidas de restrição ao tráfego serão aplicadas entre Paris e os aeroportos. O transporte público será gratuito durante os dois dias.

Finanças

O custo para o Estado francês do evento foi calculado em algo entre 170 e 186 milhões de euros, segundo os organizadores. Quase 50 empresas francesas s estrangeiras devem ajudar com 25 milhões de euros.

A COP21 deve render quase 100 milhões de euros à região de Paris, segundo os organizadores.

.