Jornal Estado de Minas

Machu Picchu poderá ser vista pelo Google Street View

A lendária cidadela inca de Machu Picchu, na região peruana de Cusco, poderá ser percorrida por milhões de pessoas virtualmente através da ferramenta Street View, depois de um acordo entre o Google e o ministério da Cultura.

"A cidadela de Machu Picchu agora, pela primeira vez, poderemos visitá-la pelo Google Maps, descobrindo templos, terraços e praças que permaneceram intactas desde o século XV", informou nesta quinta-feira o ministério em comunicado.

Segundo o governo, os internautas poderão apreciar o templo Principal, situado na parte mais alta de Machu Picchu, e percorrer a praça onde se encontram os jardins cerimoniais mais sagrados do local, que uma vez abrigaram celebrações sociais e religiosas para os incas.

A cidadela de Machu Picchu foi construída no século XV pelo imperador inca Pachacutec num território de bosques, sobre a zona oriental da cordilheira dos Andes, entre as montanhas Machu Picchu e Wayna Picchu. Recebe cerca de 3.500 visitantes por dia, segundo informações das autoridades turísticas.

Está na lista do Patrimônio Mundial da Unesco desde 1963.

O Google Street View é uma ferramenta que propicia imagens panorâmicas no nível da rua (360 graus de movimento horizontal e 290 graus do movimento vertical), permitindo aos usuários ver partes das cidades selecionadas e suas áreas metropolitanas adjacentes.

.