Jornal Estado de Minas

Jornal norueguês pede descupas por ter publicado a morte de Papai Noel

O maior jornal da Noruega pediu desculpas nesta sexta-feira por publicar em seu obituário um aviso da morte do Papai Noel aos 227 anos.

O obituário, publicado na quinta-feira no site do jornal Aftenposten, anunciava que Olausen Julenisse (Olausen Papai Noel) havia morrido naquele mesmo dia, no Pólo Norte, depois de uma vida muito longa, uma vez que teria nascido em 12 dezembro de 1788.

O funeral foi anunciado para o dia 28 de dezembro na "Capela do Pólo Norte". "Aftenposten tem regras estritas sobre o conteúdo e o uso de símbolos em nosso obituário", ressaltou seu editor, Håkon Borud. "Este anúncio é uma distorção (dessas regras) e nunca deveria ter sido publicado", acrescentou em um artigo online no site do jornal. Por fim, não explica por que a notícia foi publicada, mas anuncia que Papai Noel está vivo e passa bem...

A lenda do bom velhinho foi inspirada em um pessoa verdadeira: São Nicolau, que viveu há muitos séculos em Lycia, uma província da planície de Anatólia no sudoeste da costa da Ásia Menor onde hoje existe a Turquia. A transformação de São Nicolau em Papai Noel começou na Alemanha entre as igrejas protestantes e sua imagem passou definitivamente a ser associada com as festividades do Natal.

Ninguém sabe ao certo onde vive o Papai Noel. Diz a lenda que Noel vive em uma cidade da Noruega chamada Dröbak. Dias antes do Natal, é a pessoa mais ocupada do mundo administrando sua oficina e auxiliando seus ajudantes a empacotar os presentes.

.