Jornal Estado de Minas

Opositor venezuelano López votou e escutou comemoração de sua cela

O líder opositor Leopoldo López votou nas eleições legislativas venezuelanas e "escutou" as comemorações da vitória da oposição em sua cela da prisão militar de Ramo Verde, na região de Caracas, onde cumpre pena de mais de 13 anos de prisão. "Ele pôde votar. Conseguimos que ele votasse, e Leopoldo escutou o triunfo de sua cela", disse nesta segunda-feira Lilian Tintori em entrevista coletiva da Mesa da Unidade Democrática (MUD), cuja vitória nas eleições legislativas de domingo acabou com 16 anos de hegemonia chavista na Assembleia Nacional.

Tintori detalhou que López sorriu quando escutou o barulho das comemorações da vitória da MUD, que conquistou ao menos 99 das 167 cadeiras do Parlamento. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral, o chavismo ficou com apenas 46 cadeiras na Assembleia que será instalada no próximo dia 5 de janeiro. O destino de 22 cadeiras ainda não está decidido, e a oposição pode conquistar a maioria de três quintos (101) ou até de dois terços (112).  Tintori acrescentou que a oposição deve "assumir esta mudança com humildade" e fez um apelo ao "diálogo, comunicação, reconhecimento e reconciliação" na Venezuela, país marcado por uma forte polarização política.


Líder da ala radical opositora, López foi condenado em setembro passado a 13 anos e nove meses de prisão por incitar à violência durante protestos que deixaram 43 mortos entre fevereiro e maio de 2014.

.