O líder norte-coreano, Kim Jong-un, deixou escapar que seu país, dotado de arma nuclear, finalizou uma bomba de hidrogênio - o que se for confirmado representaria um avanço importante em seu programa de armamento nuclear.
A Coreia do Norte já é "um poderoso estado dotado de arma nuclear que está disposto a explodir uma bomba A e uma bomba H com o intuito de defender sua soberania de maneira confiável", declarou recentemente Kim Jong-un durante uma visita de inspeção a instalações militares.
Suas palavras foram reproduzidas nesta quinta-feira pela agência oficial KCNA.
O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, comunicou por sua vez que as informações das quais dispõe os Estados Unidos permitem "questionar seriamente" as afirmações do líder norte-coreano.
Uma fonte dos serviços de inteligência sul-coreanos garantiu que as palavras de Kim eram apenas "retórica" de consumo interno.
"Não temos qualquer informação sobre o fato de que a Coreia do Norte tenha produzido uma bomba H e não acreditamos que a Coreia do Norte tenha a tecnologia para produzir uma bomba H", disse a agência de notícias Yonhap.
Pyongyang ensaiou três vezes a bomba atômica, que utiliza a fissão, em 2006, 2009 e 2013. Com isso, recebeu a imposição de sanções internacionais.
A Bomba H usa a fusao e produz uma explosão muito mais potente.
A Coreia do Norte já havia dado a entender que possuía armas "mais fortes, mais potentes". As palavras de Kim Jong-un agora fazem uma referência mais direta à bomba H.
.