Jornal Estado de Minas

Facebook deixa tragédia de Mariana de fora da retrospectiva de 2015


O tradicional vídeo de fim de ano do Facebook dessa vez deu destaque a eventos que uniram povos pelo mundo em 2015. Mark Zuckerberg e companhia resolveram exaltar a solidariedade humana, listando os assuntos mais comentados ao longo do ano. A produção divulgada neste domingo citou os temas mais comentados na rede social durante o ano, com enfoque em tragédias ambientais, ataques terroristas e eventos marcantes pelo mundo.

A equipe de Zuckerberg, contudo, deixou de fora o rompimento da barragem em Mariana, tragédia que devastou distritos da cidade mineira considerada o maior desastre ambiental da história do Brasil.

Uma página especial da retrospectiva está disponível na rede e traz a opção de listar os temas mais comentados por país e o top 10 mundial. A tragédia de Mariana não está em nenhuma das categorias.

Os ataques de Paris, o terremoto no Nepal, a crise dos refugiados na Síria e a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo nos Estados Unidos ganharam destaque na publicação.

A eleição presidencial dos Estados Unidos lidera a relação tanto local quanto mundial do Facebook. No Brasil, os assuntos mais comentados foram, em ordem decrescente: Dilma Rousseff, Lula, Escândalo da Petrobras, Cristiano Araújo, Jorge & Matheus, Aécio Neves, Rock In Rio, Papa Francisco, Ataques de Paris e Escândalo da Fifa.

No campo do entretenimento, a rede social deu destaque para as séries 'Game of Thrones' e 'The Walking Dead', além da expectativa dos usuários para o lançamento do sétimo episódio de 'Star Wars'.

.