O presidente americano Barack Obama celebrou, nesta segunda-feira, "um passo à frente essencial e uma mensagem muito forte ao mundo" após a conclusão do acordo na Conferência de Paris sobre o Clima, durante uma conversa pelo telefone com François Hollande - informou a presidência francesa.
Obama "agradeceu François Hollande pelo grande êxito alcançado com este acordo histórico", estimando que se trata de "um passo à frente essencial e uma mensagem muito forte ao mundo", segundo o entorno presidencial no Palácio do Eliseu, em Paris.
Ambos "destacaram a excelente cooperação entre as equipes" francesa e americana durante esta conferência, e "concordaram sobre a necessidade de continuar trabalhando juntos em uma aplicação efetiva" do acordo, acrescentou a mesma fonte.
O presidente chinês Xi Jinping e Obama, os dois países que mais contaminam no mundo, também prometeram, nesta segunda-feira, trabalharem juntos para que seja posto em prática o acordo sobre o clima desenvolvido em Paris, anunciou o ministério de Relações Exteriores chinês.
Depois de anos de árduas negociações, um acordo foi projetado em Paris durante a 21ª conferência sobre o clima da ONU, a COP21, com o intuito de limitar em 2°C o aumento da temperatura mundial na comparação com a era pré-industrial.