(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pequenos camaleões acionam língua mais rápido do que se estimava


postado em 04/01/2016 15:52

Os camaleões pequenos usam a língua numa velocidade ainda mais impressionante para capturar presas do que os cientistas pensavam.

Assim, a projeção balística da língua do 'Rhampholeon spinosus' é equivalente a uma aceleração de zero a 96 km/h em um centésimo de segundo, calcularam pesquisadores da Universidade de Brown (Rhode Island, nordeste), cujo estudo foi publicado nesta segunda-feira na revista Scientific Reports.

Estes minúsculos lagartos, conhecidos por sua capacidade de mudar de cor como camuflagem para evitar predadores, precisam de apenas 20 milissegundos para pegar um grilo.

Sua língua atinge a maior implantação de velocidade e produz a maior potência por quilo de músculo entre todos os répteis, aves ou mamíferos, com exceção de uma salamandra, explicou o biólogo Christopher Anderson, da Universidade de Brown.

A potência total produzida pela língua deste camaleão atingiu 14.040 watts por quilo, calculou.

O segredo deste mecanismo está no fato de que os camaleões carregam a energia necessária em tecidos elásticos presentes da língua - similares a um arco - o que multiplica a força do músculo.

Os camaleõs projetam em geral a língua a uma distância correspondente a cerca de duas vezes o comprimento de seu corpo, mas atinge duas vezes e meia para esta espécie em particular.

Segundo os pesquisadores, os pesquenos camalões são proporcionalmente dotados de poderosos mecanismos para proteger sua prole, já que existe uma grande diferença de metabolismo entre os pequenos e os grandes.

Os pequenos animais geralmente têm um metabolismo mais rápido que requer mais comida por quilo.

Os biólogos estudaram vinte espécies de camaleões cujo tamanho variava consideravelmente entre si, os observado por meio de uma câmera capaz de filmar 3.000 imagens por segundo.

Para medir a rapidez e a potência do acionamento da língua, eles penduraram um grilo numa isca presa por um fio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)