(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

ONU pede que Coreia do Norte cesse atividade nuclear e considera sanções contra o país

Conselho de Segurança considerará impor novas sanções contra o país por causa do teste com a bomba de hidrogênio


postado em 06/01/2016 13:52 / atualizado em 06/01/2016 14:01

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou nesta quarta-feira uma enérgica condenação ao teste nuclear da Coreia do Norte e convocou Pyongyang a deter seu programa nuclear. "Condeno de forma inequívoca (o teste). E peço à RPDC (Coreia do Norte) que cesse qualquer outra atividade nuclear", declarou Ban aos jornalistas antes de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança para abordar o tema.

Teste ocorreu nas instalações nucleares de Punggye-ri, em uma região isolada e montanhosa no nordeste do país(foto: Arte/Soraia Piva/EM)
Teste ocorreu nas instalações nucleares de Punggye-ri, em uma região isolada e montanhosa no nordeste do país (foto: Arte/Soraia Piva/EM)

O Conselho de Segurança da ONU considerará impor novas sanções contra o país por causa do teste com a bomba de hidrogênio. "Trabalharemos com outros (países) em uma resolução com mais sanções", afirmou o embaixador Matthew Rycroft à imprensa.


Estados Unidos, Japão e outros integrantes do Conselho de 15 membros estão trabalhando em um projeto de resolução que condena energicamente o que Pyongyang descreveu como um teste de uma bomba de hidrogênio, indicou o diplomata. "Não temos informação sobre o tipo de artefato testado", disse Rycroft, que acrescentou: "qualquer teste nuclear é uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU".

A Coreia do Norte afirmou nesta quarta-feira ter realizado com sucesso seu primeiro teste de bomba de hidrogênio, muito mais potente que a bomba atômica, mostrando que o regime segue com seu programa nuclear, apesar da proibição da comunidade internacional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)