Mais quatro acusações de abuso sexual contra boinas azuis centro-africanos

AFP

Quatro novas acusações por abusos sexuais contra menores de idade foram apresentadas contra os capacetes azuis estacionados na República Centro-Africana - anunciou o porta-voz da ONU, Farhan Haq, nesta terça-feira.

Os quatro casos de agressão sexual contra menores que viviam em um campo de refugiados aconteceram entre 2014 e 2015, declarou o porta-voz.

As novas acusações contra integrantes da Missão da ONU na República Centro-Africana (Minusca) se somam às 22 denúncias formuladas até agora.

Pelo menos cinco delas envolvem meninas.

Diante do aumento das denúncias, a ONU determinou, recentemente, que os soldados centro-africanos das missões país voltem para seus países e sejam substituídos por tropas da Mauritânia.

Em 8 de fevereiro, a ONU designou a americana Jane Holl Lute como nova coordenadora para atender às denúncias de casos de agressão sexual por parte de tropas das missões das Nações Unidas ao redor do mundo.

Um relatório publicado em dezembro denunciou graves problemas no modo como a ONU aborda as denúncias de casos de suspeitas de estupro de menores na República Centro-Africana. Dos 69 casos de abusos sexuais denunciados no ano passado pela ONU em suas 16 missões de paz no mundo, 22 se referiam à Minusca.

.