Na Ucrânia, ruas mudam de nome para apagar passado soviético

Em maio do ano passado, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, promulgou uma lei de abril, proibindo qualquer 'propaganda comunista' e glorificando os combatentes nacionalistas

AFP

A rua Lênin, em uma cidadezinha da Ucrânia, passará a se chamar "John Lennon", em homenagem ao falecido Beatle.

A novidade busca cumprir uma nova lei que busca apagar as lembranças do passado soviético do país. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, pelo governador regional, Gennadiy Moskal.

Várias ruas com nomes de personalidades, ou que remetem a acontecimentos da época soviética, já mudaram de nome.

A nova rua John Lennon fica no povoado de Kalyny, de cerca de 5.000 habitantes e a apenas 19 quilômetros da fronteira leste da União Europeia. Esta é a parte mais ocidental da Ucrânia.

Em maio do ano passado, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, promulgou uma lei de abril, proibindo qualquer "propaganda comunista" e glorificando os combatentes nacionalistas. O texto coloca no mesmo plano "regimes totalitários comunistas e nazistas".

"Proíbem os símbolos soviéticos, condenam o regime comunista, abrem os arquivos dos serviços especiais soviéticos e reconhecem como combatentes pela independência da Ucrânia os membros" do Exército nacionalista, informou a presidência na época.

.