O presidente americano Barack Obama chegou a Cuba na tarde deste domingo para a histórica visita de três dias depois de 88 anos que um dirigente americano pisasse em solo cubano.
O Air Force One, avião presidencial americano, pousou em Havana por volta das 17h20, horário de Brasília. Obama deixou a Base Aérea de Andrews Air Force Base, em Washington, pouco depois das 14h30 (horário de Brasília). O presidente americano fica em Cuba até a próxima terça-feira.
APROXIMAÇÃO A visita a Cuba era impensável até que Obama e o presidente de Cuba, Raúl Castro concordaram, em dezembro de 2014, em acabar com um distanciamento que começou quando a revolução cubana derrubou um governo pró-norte-americano em 1959.
Em julho, EUA e Cuba retomaram suas relações diplomáticas e abriram embaixadas nos respectivos territórios depois de vários meses de negociações que puseram um ponto final a mais de meio século de ruptura. anúncio de que os dois países retomariam suas relações foi feito em dezembro do ano passado.
Apesar da reaproximação histórica, o embargo econômico imposto à ilha ainda vigora. Seu levantamento, defendido por Obama, depende da aprovação do Congresso dos EUA.
Por trás da animosidade pública que imperava entre Cuba e os Estados Unidos, com declarações exaltadas e troca de acusações, existe uma outra realidade: missões de exploração, contatos discretos e mãos estendidas em saguões de hotel, sala de espera em aeroportos e até no Vaticano.
Barack Obama ficará conhecido como o presidente que abriu um novo capítulo nas relações entre Estados Unidos e Cuba.
.