Posições de Obama
"Tive a honra de fazer tributo a José Martí, não apenas por seu papel na independência cubana, mas pelas profundas palavras que escreveu e falou em apoio à liberdade.”
"Deixei claro que os EUA continuarão a falar em favor da democracia, incluindo o direito do povo cubano de decidir o próprio futuro. Vamos falar em favor dos direitos humanos universais, incluindo a liberdade de expressão, de reunião e de religião.”
"O destino de Cuba não será decidido pelos EUA nem por qualquer outra nação. (…) O futuro de Cuba será decidido pelos cubanos, por ninguém mais.”
Posições de Raúl Castro
"Nós defendemos os direitos humanos. Na nossa visão, os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais são indivisíveis, interdependentes e universais.
"O bloqueio continua sendo o obstáculo mais importante ao nosso desenvolvimento econômico e ao bem-estar do povo cubano. É por isso que removê-lo é essencial para a normalização das relações bilaterais.”
"De modo a seguir em frente no rumo da normalização, também será necessário devolver o território ilegalmente ocupado pela base naval de Guantánamo.”