Mexicanos famosos, como ator Gael García Bernal, lançam campanha Trump

AFP

"Estuprador", "Trago drogas", "Criminoso".

Estas eram as palavras nos cartazes erguidos neste sábado pelo premiado cineasta mexicano Alfonso Cuarón, por seu filho Jonás e pelo ator Gael García Bernal, no lançamento de uma campanha contra o pré-candidato à presidência dos EUA, Donald Trump.

As palavras remetem a xingamentos feitos pelo próprio Trump contra cidadãos mexicanos, ao longo da campanha eleitoral nos EUA.

Os artistas aproveitaram a apresentação para a imprensa do drama migratório "Desierto", obra de Jonás Cuarón produzida pelo pai, para estimular os mexicanos a postarem nas redes sociais fotos com essas palavras em uma campanha intitulada "Palavras como balas".

A equipe de "Desierto" lançou um grupo no Facebook e no Instagram para que os mexicanos compartilhem seus "selfies" de denúncia.

No lançamento de sua pré-candidatura pelo Partido Republicano, o magnata Donald Trump disse que o México envia seus piores cidadãos para os Estados Unidos, alegando que muitos são "estupradores", ou "criminosos", que levam "drogas" para o país. Também propôs construir um grande muro na fronteira e prometeu enviar a fatura para o México.

.