Um grande cartaz luminoso da Pepsi-Cola instalado nas margens do East River, em Nova York, acaba de ser classificado como um monumento histórico, depois de mais de 25 anos de discussão sobre o tema.
O cartaz vermelho de 37 metros de largura e 18 de altura pode ser visto desde a parte leste de Manhattan e desde os barcos turísticos que navegam em torno da ilha.
Foi instalado na década de 1940 para decorar o telhado de uma fábrica de engarrafamento da Pepsi, em uma área industrial ao longo do rio de Long Island City.
Sua construção se deu em 1946 com o logotipo da marca dessa época e pontos em neon integrados nas letras de aço e porcelana, junto à silhueta de uma imensa garrafa de Pepsi.
As negociações para que fosse considerado um monumento histórico começaram em 1998. Tiveram fim na terça-feira com voto unânime dos membros da comissão municipal de monumentos históricos.
"Sua localização proeminente e suas frequentes aparições na cultura pop fizeram dele um dos ícones mais adorados do Queens", declarou a presidente da comissão, Meenakshi Srinivasan.
A fábrica fechou em 1999 e foi vendida e demolida em 2001, mas o cartaz foi protegido e reinstalado a alguns metros dali, em 1998, no parque Gantry Plaza.
Imagens do cartaz foram registradas em vários filmes, entre eles "Munique", de Steven Spielberg (2005) e "A Intérprete", de Sydney Pollack (2005).
.