Duas explosões seguidas de um tiroteio atingiram o aeroporto de Istambul, na Turquia, na noite desta terça-feira. Dois homens-bomba teriam cometido o atentado. Segundo fontes oficiais, há cerca de 60 feridos. O ministro da Justiça da Turquia informou que pelo menos 28 pessoas morreram no atentado.
O caso poderia ser um atentado terrorista, segundo a imprensa local, que ainda apura mais informações sobre o caso. Há indícios de que as explosões tenham atingido um terminal. Alguns vídeos mostram o terror no local e fora do aeroporto.
Nas redes sociais, contas de Twitter ligadas ao Estado Islâmico reivindicaram um suposto atentado. Nos últimos dois anos, o Estado Islâmico tem intensificado sua atuação na Turquia, cometendo ataques terroristas em grandes cidades, como Istambul e Ancara. O grupo atua principalmente na Síria, vizinha da Turquia. Várias ambulâncias foram enviadas ao terminal de voos internacionais, relatou a rede americana CNN.
Segundo testemunhas ouvidas pela CNN, houve pânico entre os passageiros. "Foi muito forte. Todo o mundo entrou em pânico e começou a correr em todas as direções", disse um dos entrevistados à CNN-Türk. Um grande efetivo de policiais estabeleceu um perímetro de segurança na área afetada, segundo as imagens.
No ano passado, a Turquia foi atingida por uma série de atentados letais, atribuídos a rebeldes curdos e ao grupo Estado Islâmico (EI). (Com agências).