Centenas de jornalistas no Irã recebem ameaça anônima

AFP

Centenas de jornalistas no Irã receberam uma mensagem de texto anônima na qual são advertidos sobre não manter contato com "elementos hostis baseados no exterior", informou a agência Isna neste sábado (2).

"Todo contato e colaboração com elementos hostis baseados no exterior, por e-mail ou outros métodos de comunicação, é um crime e será levado à justiça.

Esta mensagem de texto é a última advertência", afirma a mensagem.

Segundo os meios de comunicação locais, aproximadamente 700 jornalistas e atores sociais receberam esta mensagem de texto na quinta-feira à noite.

O deputado moderado Ali Motahari disse que esta mensagem gerou "preocupação entre os jornalistas".

"A polícia cibernética e o Ministério de Inteligência devem encontrar a origem destas mensagens, informar a população e a justiça deve atuar contra os responsáveis", disse a agência Isna.

Segundo a lei, todo contato com os meios de comunicação em persa baseados no exterior, incluindo a BBC em persa ou o Voz da América (VOA), está proibido.

Em abril, a justiça condenou quatro jornalistas presos em novembro de 2015 com sentenças de cinco a dez anos de prisão por "conivência com governos estrangeiros e destruição da segurança nacional".

.